quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

SARCÓFAGO DO ESCARAVELHO




Informações sobre a Demo

Nome da Banda: Sarcófago do Escaravelho
Criador do Nome: Tiago Ursão
Data: Fevereiro de 1.998
Formação da Banda: Tiago Ursão no Baixo e Vocal, Mateus Salsicha ,Daniel Lokinho nas Guitarras e Anderson Pi na Bateria
Duração da Banda: Fevereiro a Outubro de 1.998
Logotipo: Daniel Lokinho (Junho de 1.998)
Desenho: Leandro (Junho de 1.998)
Data da gravação da Demo: Março de 2.000
Formação da Demo: Tiago Ursão no Baixo, Mateus Salsicha na Guitarra e Paulo nos teclados
Músicas: Faixa 1
Nome da Música: Necrofobia
Compositor: Sarcófago do Escaravelho
Data: Outubro de 1.998
Faixa 2
Nome da Música: Sarcófago do Escaravelho
Compositor: Daniel Lokinho
Data: Junho de 1.998
Digitalização para Cd: Edson
Data: 30 de agosto 2.009

A ORIGEM E SIGNIFICADO DO NOME DO PROJETO

Na verdade isso deveria ter sido citado no começo no artigo Teatro dos Gnomos A História (como tudo começou), mais deixei para esse momento porque agora que as demos estão finalizadas e tudo o que eu pensava a respeito delas se concretizaram.
O nome foi criado em abril de 2.000, como eu já havia citado na época meu grupo de RPG Night Wolves ainda estava na ativa e ele foi uma grande inspiração nas minhas composições, eu queria compor poesias e músicas que abordassem muitos temas, foi então que veio em minha mente o nome Teatro dos Gnomos.


Mais porque Teatro dos Gnomos?

Teatro porque no teatro se aborda vários temas, e o melhor, temas opostos. Resumindo a comédia e tragédia. Então poderia intercalar minhas poesias e músicas sobre muitos temas,  livre para fazer  composições que expressassem sentimentos e pensamentos opostos.


Porque dos Gnomos?

Como havia citado na época jogava RPG e esse ser fantasioso e místico aparecia muito nas aventuras do grupo, principalmente nas medievais.


O que é Gnomo?

CHAMADOS TAMBÉM DE DUENDES, ELES SÃO ENTIDADES DA NATUREZA QUE REGULAM O REINO DA QUAL ELES PERTENCEM.
NO CASO DOS GNOMOS, ELES SÃO ENTIDADES DO ELEMENTO TERRA!
PERTENCEM AO REINO MINERAL.
PEDRAS, SOLOS, ROCHAS, PEDRAS PRECIOSAS, MINÉRIOS, ETC...
POR SEREM DO ELEMENTO TERRA RECEBEM O NOME DE "ELEMENTAIS DA TERRA
".


Mais porque Gnomo?

Porque eles dentre as criaturas místicas é a mais conhecida, se você perguntar para alguém o que é Gnomo, ela saberá ou pelo menos terá idéia do que seja e aproveitando é claro por serem entidades da natureza e do elemento terra como rochas, pedras preciosas e minérios, que representam bem a minha amada Minas Gerais.


Mais afinal o qual seria o significado de Teatro dos Gnomos?
Bom seria, “Temas Opostos que Todos Entendam”. Espero que todos entendam mesmo (risos).




Tiago Alves Pereira  (Projeto Teatro dos Gnomos- 10 anos) e (A Origem e Significado do Nome do Projeto) (17-04-10)

TEATRO DOS GNOMOS - COMO TUDO COMEÇOU

Tudo começou em fevereiro de 1.998 com a formação da banda Sarcófago do Escaravelho que contava comigo no vocal e baixo, Mateus e Daniel nas guitarras e Anderson na bateria, a banda tirava covers de Metallica, Megadeth, Pantera e Sepultura, pretendíamos seguir a linha do Thrash Metal. Mais em outubro do mesmo ano a banda acaba por causa de envolvimento com drogas do guitarrista Daniel que era o que sabia mais tocar, a banda arrastou como um trio até março de 1.999 até que o baterista Anderson desisti e sai da banda pondo fim ao Sarcófago do Escaravelho. Eu e o guitarrista Mateus tentamos achar um baterista mais não conseguimos, em maio fiz primeira composição chamada Jhonny Maconheiro, eu e Mateus queríamos fazer um som pesado em português, mais ele também desanimou. A banda Sarcófago do Escaravelho ou melhor o guitarrista Daniel havia composto a melodia da música que levaria o nome da banda, então eu em março de 2.000  resolvi deixar um registro da banda em fita cassete; Mateus na Guitarra, Paulo nos teclados e eu no Baixo gravamos a música Sarcófago do Escaravelho e compomos mais uma que ficou nomeada de Necrofobia.
A partir daí, comecei  a compor letras rimadas e poesias, onde nasceu o projeto Teatro dos Gnomos nomeado oficialmente em abril de 2.000, foram 4 anos de composições.
Até que em 2.005, proponho a um ex- colega de escola, Otto que na época tocava na banda MR. Zé, a fazer o projeto, ele gostou da idéia, até fiz mais duas canções, mais ele acabou indo fazer faculdade de música em São João Del Rei.
O projeto então ficou de molho até que em agosto de 2.009 resolvi digitalizar a demo do Sarcófago do Escaravelho, aí VOLTA EM MIM a vontade retomar o projeto. Primeiro chamo Tchurtis, mais ele estava com suas duas bandas Motossera Truck Clube e Spectral Wings, depois em novembro tentei com Davi Mimi e sua banda mais também não deu certo. No começo desse ano resolvi fazer apenas voz e violão não como o projeto original que seria sem rótulo, mais para ser uma idéia. Seria um Hard/ Heavy Metal ou Stoner Metal como preferirem. Chamei um amigo Zé Cabeça mais não de em nada e por último em fevereiro chamei outro chegado o Babão mais também não deu em nada, foi daí que resolvi fazer o projeto sozinho seguindo o lema Heavy Metal (Se você quer fazer faça você mesmo). 
As gravações começaram dia 15 de março e terminaram hoje dia primeiro de abril, ao todo foram 5 demos, Caipimetal Micróbio, Contador de Lendas, Diário de Um Bruxo, Aprendiz de Alquimista e Inconfidentes totalizando 117 canções, apenas Jhonny Maconheiro e as homenagens não fazem parte do projeto original, as composiçães feitas depois de 2.004 e feitas agora em 2.010 para fechar o projeto entraram como bônus por não serem da dos anos que o projeto era para ser concluído que é de 2.000 a 2.004.
Bom as gravações são bem ORIGINAIS mesmo as duas primeiras demos foram feitas com tape e microfone (ver Fotos da Demo), as três últimas com MP4 , ruim e desafinado mesmo, mais estou muito feliz por ter deixado esse registro e me despeço com uma frase que não é minha mais define o que estou sentindo com a finalização do meu projeto, “O SIMPLES É FANTÁSTICO”.

Tiago Alves Pereira (01/04/10)